Lab Escola 3D

Objetivo

Entregar um jogo de tabuleiro divertido, dinâmico e de alta qualidade que ofereça um impacto real no ensino público das ciências sociais. 

metodologia

No segundo semestre de 2022, o Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes – LabES, coordenado pela Profª. Drª. Julia Polessa Maçaira, veio até o Lab Escola 3D com a proposta de reimaginar o jogo digital Antropolojogo em uma versão física para a 2ª Edição da Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro. Por meio da metodologia projetual do Design Thinking, pensamos o projeto nas cinco seguintes etapas: empatia, definição, ideação, prototipagem e implementação. Todo o processo foi feito alinhado em reuniões com a coordenadora do projeto, para entender suas expectativas e estabelecer os prazos necessários. 

Após a primeira etapa de empatia, a equipe voltou sua atenção para iniciar o briefing do projeto, atentando-se aos demais jogos de tabuleiro concorrentes, identificação do público-alvo, jogabilidade e entender no geral a dinâmica de todos os componentes que compõem um jogo de tabuleiro. Quando todos estavam seguros em qual caminho seguir, a equipe partiu para a idealizar todas as partes funcionais do Antropolojogo, englobando formatos, materiais, cores e jogabilidade. Como o Lab Escola 3D é um laboratório multidisciplinar, a equipe foi dividida em tarefas a fim de extrair o melhor das habilidades de cada um e otimizar o andamento do projeto. 

Com o jogo finalizado e sob aprovação da coordenadora, o Antropolojogo pôde ser jogado por diversos estudantes na Olimpíada de Sociologia, com versões oferecidas para 16 escolas e sendo um dos prêmios para os vencedores.